viernes, 15 de septiembre de 2017

A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA COMO OPORTUNIDADE DE FORMAÇÃO PROFISSIONALIZANTE

EscribeCinara Ourique do Nascimento (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-riograndense – IFSul, Brasil);

Sheyla Costa Rodrigues (Universidade Federal do Rio Grande – FURG, Brasil)

Resumen cedido por sus autoras para el Blog CUED

A Educação Profissional e Tecnológica (EPT), hoje, é vista como promotora da compreensão do trabalho enquanto princípio educativo e cultural, sendo entendida não apenas como uma educação voltada, exclusivamente, para uma formação executora laboral, mas também como uma formação mais integral do trabalhador, orientada para um saber científico, tecnológico e cultural. Nessa dinâmica de movimentos, a EPT, encontra o desafio de ofertar cursos técnicos na modalidade a distância (EaD), mediados pelas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC).

Para viabilizar a proposta de ensino profissional a distância, foi criada a Rede e-Tec Brasil, que, em termos de política pública educacional, oferece, em regime de colaboração entre a União, Estados e Municípios, um maior acesso à formação profissional, ampliando a oferta dos cursos técnicos de nível médio em todo o território nacional.

Assim, o Campus Pelotas Visconde da Graça – CaVG do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-riogradense – IFSul se insere na modalidade de educação a distância, ofertando cursos técnicos. O campus constitui-se com um perfil politécnico ao diversificar a oferta de vagas nos níveis e modalidades de ensino, efetivando novas oportunidades às comunidades local e regional.

 O presente estudo apresenta resultados de uma pesquisa envolvendo o ensino profissionalizante a distancia do IFSul/CaVG. Os sujeitos de pesquisa são as coordenadoras de 17 polos de apoio presencial. A escolha das coordenadoras, para um primeiro estudo do campo de pesquisa, é decorrente da posição que ocupam como educadoras, gestoras de polos, coordenando a parte administrativa (estrutura física e de pessoal) e auxiliando na mobilização, motivação e nas demais relações didático-pedagógicas junto aos estudantes.

Para conhecer como a experiência na EPT a distância tem sido recebida nos polos de apoio presencial, solicitamos que cada coordenadora respondesse, por email, a duas questões sobre a estrutura da Rede e-Tec Brasil e sobre como os cursos técnicos promovem e/ou colaboram para o desenvolvimento econômico e social da região. A partir do retorno de 9 coordenadoras, optamos, para análise das questões, pela metodologia do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC), que permitiu conhecer a opinião dessa coletividade. O DSC consiste em analisar diferentes opiniões de forma a extrair expressões-chaves semelhantes para compor um discurso único na primeira pessoa do singular visando “dar luz ao conjunto de individualidades semânticas componentes do imaginário social” (Lefèvre e Lefèvre, 2005, p.16).

Problematizando os Discursos

Analisando as respostas das coordenadoras, foi possível encontrar uma recursividade no conversar que fez emergir os discursos coletivos: “A democratização do ensino profissional” (DSC-1) e “A formação profissional de nível técnico” (DSC-2), que a seguir serão discutidos e analisados teoricamente.


A Rede e-Tec Brasil é de extrema relevância para as comunidades que estão distantes dos grandes centros acadêmicos, pois está oportunizando aos jovens e adultos que não tem disponibilidade de tempo para estudarem em turmas regulares o retorno a escola. Traz oportunidades de trabalho e de vida para pessoas que não teriam outra forma de ter acesso ao ensino técnico. Forma vários profissionais e nas mais diversas áreas, o que faz uma grande diferença, uma vez que muitas pessoas não possuiriam outra forma de acesso aos estudos se não essa em EaD. A grande maioria ao concluir o curso técnico já está buscando a continuidade através de cursos superiores.  Por isso, promove a inclusão e a democratização do Ensino.
DSC- 1- A democratização do ensino profissional
O fragmento do discurso coletivo Traz oportunidades de trabalho e de vida para pessoas que não teriam outra forma de ter acesso ao ensino técnico indica a clara aceitação da modalidade de educação a distância como promotora e viabilizadora de mudanças na vida daqueles que não possuem acesso aos “bancos escolares” regulares. A educação a distância “[...] tende doravante a se tornar cada vez mais um elemento regular dos sistemas educativos necessário não apenas para atender a demanda e/ou a grupos específicos, mas assumindo funções de crescente importância, especialmente no ensino pós-secundário[...]”. (Belloni, 2008, p. 04) Ainda, segundo a autora, a EaD sinaliza como meio possível de superar os problemas educacionais emergenciais, sendo possível atender as crescentes demandas por educação.

É possível sinalizar de forma positiva que a educação a distância pode ser transformadora à medida que possibilita o acesso da população à educação, no fragmento do discurso coletivo forma vários profissionais e nas mais diversas áreas, o que faz uma grande diferença, uma vez que muitas pessoas não possuiriam outra forma de acesso aos estudos se não essa.

Consideramos que a modalidade de educação a distância vai além da premissa de possibilitar o acesso àqueles que se encontram distanciados social e geograficamente dos tradicionais sistemas de ensino. Ela possibilita um engendramento para uma nova concepção de ensinar e de aprender atendendo uma demanda de saberes e um novo perfil de estudante. Isso corrobora o entendimento de que a educação a distância traz a quebra do paradigma educacional tradicional, realizando um movimento da concepção “de educação como sistema fechado, voltado para a transmissão e transferência, para um sistema aberto, implicando processos transformadores que decorrem da experiência de cada um dos sujeitos da ação educativa” (Forgrad, 2001, p.14 apud Almeida, 2002, p.03)

Para Maturana (1999), a educação a distância, quando aceita e acolhida por todos, possibilita uma modificação no ouvir, ver e fazer na convivência de um país, pois permite a cooperação e a valorização do indivíduo derrubando as barreiras culturais e econômicas. Ainda segundo o autor (p.149, tradução nossa), a EaD “permite ampliar a realização do viver democrático”, criando um espaço reflexivo onde o linguagear e o emocionar são comuns, possibilitando o desaparecimento das diferenças culturais a que somos submetidos.

O discurso coletivo destaca, ainda, que a Rede e-Tec Brasil como democratizadora e promotora de oportunidades de trabalho, corrobora a necessidade de formular políticas de educação profissional que atendam às necessidades daqueles que vivem do trabalho.        

No entanto, ainda que medidas sejam realizadas para fomentar o acesso à EPT, precisamos ir além da sua implantação. Pensamos que elas devam emanar da sociedade e serem consolidadas por ela, de forma que as ações educativas estejam pautadas num projeto de Estado e dentro de uma concepção social. Nessa perspectiva, é possível que as instituições de ensino validem essas ações, bem como sua continuidade através da elaboração de projetos político-pedagógicos que venham ao encontro das necessidades da sociedade a fim de que uma nova cultura se configure no fundamento emocional dessa rede de conversação. Para Maturana (2006c, p. 129) emoções “são disposições corporais dinâmicas que especificam os domínios de ações nos quais os animais, em geral, e nós seres humanos, em particular, operamos num instante.”. São as emoções que determinam nossas ações.  

Em uma unicidade de desejos e emoções, vamos ao encontro do segundo discurso coletivo (DSC-2), que tece considerações acerca da oferta dos cursos técnicos do IFSul– Campus Pelotas Visconde da Graça, o qual denominamos “A formação profissional de nível técnico”.

A oferta de Ensino Profissional de nível médio promove a formação de Técnicos para atender a demanda e consequentemente possibilitando a geração de mecanismos para impulsionar o desenvolvimento econômico e social. A qualificação dos profissionais faz com que eles busquem e consigam oportunidades melhores de trabalho ou mesmo que venham a crescer dentro das empresas em que já estão trabalhando. Acredito que a formação seja adequada para a inserção ao mercado de trabalho. Os cursos técnicos do CAVG são voltados para atividades que predominam ou necessitam se desenvolver na região sul possibilitam novas oportunidades de trabalho; preparando novos empreendedores e qualificando serviços. A melhoria de trabalho reflete em melhores condições de vida para si e seus familiares possibilitaram à população um novo horizonte, visando uma educação de qualidade. Atingem diferentes áreas do conhecimento, tem uma boa grade curricular, com disciplinas bem organizadas e conteúdos atualizados, que estão de acordo com as necessidades do mercado. Sentimos a falta de aulas práticas mais frequentes, os alunos desistiriam em menor número, pois as aulas práticas motivam imensamente aos alunos.

DSC2 –A formação profissional de nível técnico.

No discurso coletivo, as coordenadoras de polo destacam que A oferta de Ensino Profissional de nível médio promove a formação de Técnicos para atender a demanda e consequentemente possibilitando a geração de mecanismos para impulsionar o desenvolvimento econômico e social. O coletivo expressa a importância do ensino profissional no desenvolvimento econômico e social, vindo ao encontro do entendimento dos Institutos Federais, que estão comprometidos em promover o desenvolvimento regional, através da formação de técnicos, oferecendo à sociedade profissionais com formação valorizada e necessária em seu contexto local e regional.

Na nascente dos Institutos, está o desejo de formar, não apenas um profissional, mas um cidadão. As palavras de Pacheco (2010, p.7) indicam a filosofia dos institutos e o compromisso assumido com as comunidades para as quais ofertam cursos de formação, pois o “objetivo central não é formar um profissional para o mer­cado, mas sim um cidadão para o mundo do trabalho, o qual poderia ser tanto técnico, como um filósofo, um escritor ou tudo isto. Significa superar o preconceito de classe de que um trabalhador não pode ser um intelectual, um artista”.

Tal afirmação é corroborada no discurso coletivo das coordenadoras: A qualificação dos profissionais faz com que eles busquem e consigam oportunidades melhores de trabalho ou mesmo que venham a crescer dentro das empresas em que já estão trabalhando.

O discurso mostra o entendimento e a vontade das comunidades locais em receber cursos que promovam oportunidades de trabalho; com componentes curriculares que possibilitem a qualificação dos profissionais para geração de emprego e renda, evidenciando a necessidade de desenvolvimento desses municípios, carentes de mão de obra qualificada e/ou de melhorias nos postos de trabalho.

A importância do contexto regional na formação dos egressos encontra respaldo na compreensão de que os cursos devem buscar atender os arranjos produtivos locais como forma de desenvolvimento econômico e social e de permanência dos jovens em seus locais de origem, indo ao encontro da filosofia dos Institutos, que trazem como finalidade e característica, a oferta da educação profissional com ênfase no desenvolvimento local, regional e nacional, atendendo as demandas sociais e peculiaridades regionais.

Um último aspecto a ser observado no discurso, pois é um balizador de ações futuras dos institutos que pretendem oferecer ensino profissionalizante a distância, diz respeito ao desenvolvimento pleno dos cursos envolvendo tanto a parte teórica quanto a prática. As coordenadoras de polo destacam que sentem “falta de aulas práticas mais frequentes, os alunos desistiriam em menor número, pois as aulas práticas motivam imensamente aos alunos”. Suas falas refletem uma das tantas dificuldades que são encontradas na implantação de cursos técnicos a distância, evidenciando a necessidade de soluções efetivas nesse sentido. 

Foi proposta pela Rede e-tec Brasil a criação de laboratórios móveis montados em caminhões, o que permitiria o deslocamento para os polos, sanando a problemática da ida dos alunos às instituições de ensino ou às indústrias relacionadas com as áreas do conhecimento de cada curso. É importante salientar que o aumento da carga horária referente às aulas práticas não é garantia de redução da evasão, pois são vários os elementos que constituem essa problemática. No entanto, essa referência de motivação através das aulas práticas torna-se um importante elemento de reflexão para a revisão dos projetos pedagógicos de cursos.

Como considerações finais entendemos que os discursos demonstram a demanda e aceitação dos cursos técnicos a distância do IFSul/CaVG, identificando a necessidade de formação profissional para a melhoria das condições de emprego e renda, bem como o entendimento de que parte do desenvolvimento econômico e social dos municípios passa pela oferta da Educação Profissional. A profissionalização está relacionada a um cenário de possibilidades efetivas, na qual os programas nacionais de educação de fato venham a configurar um projeto político-pedagógico democrático capaz de atender as especificidades dos arranjos produtivos locais.

Para finalizar, destacamos a importância da constituição dos polos de apoio presencial enquanto unidades operacionais responsáveis pelo desenvolvimento descentralizado de atividades pedagógicas e administrativas, bem como enquanto interlocutores dos diversos sujeitos que participam do desenvolvimento da Educação Profissional a distância.

o   Para citar esta entrada:
Ourique do Nascimento, C.; Costa Rodrigues, S. (2014). A educação a distância como oportunidade de formação profissional e tecnológica. RIED. Revista Iberoamericana de Educación a Distancia, volumen 17, nº 2, pp. 151-171.



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